Membros da OMP

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

(Esta Materia Foi Publicada nos Seguintes  Sites: Caju, PJ,PJE e CCJ 

Sonhar com uma juventude diferente é a esperança dos/as integrantes da Pastoral da Juventude da Igreja Católica e demais jovens que lançaram a pedra fundamental para a construção de um Instituto de Juventude em Barra do Piraí, Rio de Janeiro. O projeto prevê dentre outras atividades, atuar na formação da classe juvenil de maneira organizada e que possa a mesma dentro do contexto social. O empreendimento recebeu o nome de "Outro Mundo é Possível"e tem adesão de diferentes correntes de amparo aos/às jovens. O evento de lançamento aconteceu no último sábado, 24, no bairro Oficinas Velhas.

O objetivo do Instituto é estar, primordialmente, a serviço dos/as jovens, atuando na formação dos/as mesmos, através de assessoria, pesquisa e produção de material sobre e para a classe, bem como a propagação de temas de seu interesse de relevância municipal e nacional. De acordo com um dos idealizadores da proposta, Júlio César da Silva, o projeto visa ainda se posicionar de maneira orgânica sobres questões de interesse da juventude, principalmente no que se refere a Políticas Públicas, na luta pela vida e cidadania do/as jovem.

"Todo nosso propósito existe porque acreditamos e uma outra realidade e a juventude é a força para tornar essa utopia real. Atualmente a equipe é formada por homens e mulheres, em sua maioria oriundos da Pastoral da Juventude, além de outros movimentos sociais como a Rede de e Educação Cidadã, Movimento dos Trabalhadores/as Desempregados/as, dentre outros que acreditam na vida, no potencial da juventude e que acreditam que, a partir da formação dos/as jovens, um outro mundo é possível. São pessoas com experiência de trabalho junto a juventude, e com formações distintas como: História, Teologia, Computação, Jornalismo e outros", disse Júlio, acrescentando que os/as jovens são de Barra do Piraí, Volta Redonda, Valença e Piraí.

O primeiro passo para que esse "sonho" se torne real foi dado de maneira simbólica, lançando o primeiro tijolo do Instituto. Outra iniciativa será o lançamento de um livro que "não tem fim", onde cada membro do Instituto terá que escrever uma página falando de sua utopia. "Estamos estudando maneiras legais de institucionalizar esse sonho, contudo estamos concentrados em reunir forças das diversas áreas, afim de se colocar de forma voluntária a serviço da juventude", frisa.

Quando se trata do Poder Público para facilitar a implementação da proposta, os/as jovens idealizadores têm como idéia buscar parcerias com entidades privadas e governamentais, a fim de executarem projetos maiores. "Vale lembrar que, apesar de sermos um grupo ainda de totalidade católica, esse instituto que contribuir sim com a Pastoral da Juventude, mas não está ligado a nenhuma doutrina religiosa, estando abertos/as ao trabalho com outras pessoas de outras denominações", ressalta.

Fonte: Jornal O Barrense - Edição 296 - Frank Tavares

2 comentários:

  1. Salve Juventude!!!

    Paz & Bem!!

    " Se os maus fazem tudo para perverter a juventude, façamos nós,
    tudo o que pudermos para salvá-la." (Sta Paula Frassinetti)

    Como já bem disse o poeta: "...sonho que se sonha junto é realidade..." e, inspirados na crença desta profecia, alguns amantes da causa juvenil encontraram-se no último sábado 24/01 na residência do pejoteiro Júlio César, onde fomos calorosamente recebidos e acolhidos pela matriarca Dona Orminda (avó do Júlio).
    Foi uma tarde de muita alegria pois um grande sonho começou a se transformar em realidade. Se o primeiro passo para a concretização da utopia é sonhar, partilhar dos sonhos e fazê-los sonhos comuns, nesta tarde demos passos importantes com o lançamento da pedra, ou melhor, do tijolo fundamental a partir do qual será construído o tão sonhado Instituto da Juventude Outro Mundo é Possível.
    Muito mais do que um gesto simbólico, o evento nos possibilitou recordar momentos marcantes nas vidas de cada um dos que estiveram presentes e, na vida da Pastoral da Juventude de nossa Diocese.
    Sabemos da árdua tarefa que será a construção deste sonho, porém, ah porém; a partir deste lançamento foi possível sentir que todas as barreiras e dificuldades serão vencidas, na medida em que mais vozes somarem-se num coro em uníssono e ecoarmos juntos um canto novo de fé, coragem e vigor. Vigor juvenil que nos move, nos impulsiona e desperta para a ousadia.
    É hora de avançar. Uma vez que o desafio está oficialmente lançado precisamos "arregaçar as mangas" e unir esforços afim de fazermos deste sonho, definitivamente realidade.
    Avançar é ousar!
    Em meio a momentos de oração, recordação, partilhas e descontração, traçamos importantes trilhas por onde seguiremos nossa caminhada com ardor missionário, vigor juvenil e esperança renovada e, assim, construiremos juntos o tão sonhado e desejado Instituto da Juventude, que como o próprio nome sugere acreditamos ser possível. Outra juventude comprometida é possível, outros sonhos são possíveis, outro mundo é possível!
    Estiveram presentes neste momento jovens de Barra do Piraí, Volta Redonda e Valença.
    Entre eles: Julio César, Natália, Igor, Natália Ductra e a pequenina Ana , Willian, Vágner, Ana Paula, Beto, Sandra, Aline, Jéssica (Volta Redonda); Roberto (Valença), Wallace, Paulinho. (*será q esqueci alguém? perdão).
    E na certeza de que muitos dos que não puderam estar presentes, mas são parte e acreditam na construção deste sonho, construiremos tijolo a tijolo este espaço de serviço a causa juvenil.
    Salve a juventude!

    Um forte abraço.

    Em fraternura,

    Paulinho Cardoso.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimos,

    Saibam do meu orguljo em saber da criação do Instituto de Juventude. Espero que o êxito no trabalho seja refletivo na organização da juventude de Volta Redonda e Barra do Piraí.
    Contem com o meu apoio e presença.

    Abraços,

    Sandro Hilário
    PJ de Duque de Caxias e São João de Meriti

    ResponderExcluir